quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ANO LITÚRGICO

Olá minhas crianças lindas e maravilhosas, vamos conhecer o ano Litúrgico?


durante o ano inteiro, a igreja comemora a vida de Jesus, desde o seu nascimento, até sua paixão, morte  ressurreição e ascensão. o "calendário" estabelecido pela Igreja, denomina-se Ano Litúrgico  (diferente do calendário civil). Para que possamos compreendê-lo melhor, o calendário litúrgico está dividido em partes chamadas "tempos litúrgicos". Assim compreendidos:

ADVENTO: Tempo de preparação para o nascimento de Jesus, inicia-se quatro domingos antes do Natal e termina com a festa do natal. (25 de dezembro).

NATAL: dia 25 de dezembro: nascimento de Jesus. comemora-se até duas semanas seguintes com a festa do batismo de Jesus.

TEMPO COMUM: (1ª PARTE) inicia-se na segunda feira do batismo de Jesus, e termina na terça-feira, véspera de Quarta-feira de cinzas.

QUARESMA: Tempo de conversão e penitência: inicia-se na quarta-feira de cinzas e termina e termina no sábado, véspera de domingo de Ramos.

SEMANA SANTA: inicia-se no domingo de Ramos, (entrada triunfal de Jesus em Jerusalém) e termina  no sábado santo.Festa da vigília Pascal.

PÁSCOA:  Inicia-se no domingo de Páscoa, (ressurreição de jesus) e termina 50 dias depois, com a festa de pentecostes. (festa do Espírito Santo).

TEMPO COMUM:  (2ª parte). inicia-se na segunda-feira, após a festa de Pentecostes e termina no sábado, véspera do 1º domingo do advento.

O ano litúrgico é dividido em três partes, ou três anos: "ano A ano B e ano C"  . cada ano corresponde a uma Evangelho. No Ano A , é proclamado o Evangelho de mateus. Ano B o Evangelho proclamado é o de marcos. Ano C o evangelho proclamado é o de Lucas. O evangelho de João é proclamado durante o tempo Pascal, em todos os três anos.

São 4 os Evangelistas: (evangelistas porque escreveram os Evangelhos) Mateus, marcos, Lucas e João

Nenhum comentário: