terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A FLOR E A FONTE


A FLOR E A FONTE:
"Deixa-me fonte"
dizia a flor tonta de terror.
E a fonte, sonora e fria,
Cantava levando a flor.
"Deixa-me, deixa-me, fonte!
Dizia a flor a chorar:
"Eu fui nascida no monte...
"Não me leves para o mar".
E a fonte, rápida e fria,
Com um sussurro zombador,
Por sobre a areia corria, Corria levando a flor.
"Ai balanço do meu galho,
"Balanço do berço meu,
"Ai, claras gotas de orvalho,
"Caídas do azul do céu"!...
Chorava a flor e gemia,
Branca, branca de terror,
E a fonte, sonora e fria,
Rolava, levando a flor!
"Adeus sombras das ramadas,
"Cantigas do rouxinol;
Ai, festa das madrugadas,
"Docuras do por do sól;
"Carícias das brisas leves
"Que abrem rasgões de luar...
"Fonte, fonte, não me leves,
"Não me leves para o mar"!...
As correntezas da vida,
E os restos do meu amor
Resvalam numa descida,
Como a da fonte e da flor...
VICENTE DE CARVALHO.

Nenhum comentário: